quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Comunidade ou apostolado

Naturalmente o misterio da existencia acontece junto com as escolhas e decisoes feitas num determinado momento da vida. Segue o curso normal da vida e outros movimentos vao surgindo.

Acontece uma síntese de tudo isso: do misterio, as consequencias das escolhas e asdecisoes feitas. 

Comecei esse movimento no Chile, percebir em Matelandia e registro claramente hoje aqui em Curitiba, PR, Brasil.


No caso de quem escreve ja se passaram praticamente dez anos e a pergunta que se fazia era:  - depois de tudo isso, de ter vido todas estas experiencias, o que ficar? A vida de comunidade ou o apostolado.

Comeco-se assim as leituras e releituras  desta caminhada existencial, vocacional e missionaria. 

Quem vos fala é sacerdote religioso, deve cuidar do seu apostolado, mas é consagrado tambem para viver numa comunidade, rezando e vivendo os valores de fraternidade dentro da comunidade. 

Ai ha dois movimentos, um externo, para a pastoral e o apostolado , e um outro interno para a vida na comunidade religiosa, em casa.

No apostolado se sobressaiu a liturgia, a santa missa, celebracao da eucaristia.  Tinhamos missa de Final de Semana e missa da Semana. Missa de Comunidade no interior e as missa  normal, Dominical.

Na Comunidade Religiosa se vivia o momento de fraternidade e o momento de espiritualidade. Este momento foi vido ja aqui no Brasil, Oeste do Paraná.

Quer conhecer mais de que vos escreve, siga-nos em nossos posts aqui mesmo nestes canais de Blog.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Missioneiro

Esta experiencia foi vida no Chile como missionario. Foi uma etapa em que surgiram muitas perguntas, indagacoes e busca de sentido. 

Contudo se viveu ai muitas experiencias marcantes como caminhadas, reunioes, projetos e missoes. Tambem teve as "Vacaiones".

Num primeiro monmento se viveu o processo de adaptacao, de conhecimento e aprendizado. O segundo momento, ja de estabilizacao se tinha mais clareza de sua identidade. Sabia quem era e em que poderia contribuir. 

Contudo veio um outro memento que se passou em uma outra etapa, num outro abiente.  Foi o processo de decantamento. Se trouxe tudo que se tinha vido na missao e comeco-se a fazer uma reeleitura de tudo aquilo que se tinha vivido com os ideais recebido na formacao, proposto como instituicao. 

Um proceso externo de conhecimento, seja das obras, do pais e do povo como  um segundo momento internos de auto conheciento.

"Coisas boas de Chile!"

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Anonimo ou Anonimato

O religioso se consagra a Deus para viver sua fé dentro de uma congregação com um carisma especifico dentro da igreja. Recebe toda a sua formação e seu intinerário a seguir nas cnstituições e Diretórios. Recebe a sua missão, mas depois vai fazendo o seu propio percurso.

Passa pelas etapas de formação mas depois segue seu caminho próprio. Faz suas perguntas, rever sua foramacão e vai resignificando sua própria vocação. Recebe suas obdiencias, mas vai cumprindo de um jeito particular. 

No momento em que escrevo se reclamava muito da formação, se diz reclama muito da formação. Estou em Curitiba, numa casa de formação sem formando.  Se diz que ha muito a se fazer ao pensar nas vocações e noprojeto formativo. Nao foi no meu caso, ja recebi algo pronto. Foi claro, me deram um intineraio a seguir e agora me resta continuar na fidelidade.

Mas por um tempo me sentir abandonado, um anonimo, parecendo que ninguem mais olhava pra minha dor. Ou melhor ninguem queria toca-la., ainda que soubesse que eu nao estavabem.

Era minha fase do anonimado existencial. Estava saindo da formacao,  Assumindo a missao com os seus ideais e as decepcoes.

10 anos se passaram e nada ha mudado. Sempre voltando ao passado dos ideais. Nao mais de fracasos, mas dando passos.

Assim que anonimo ou anonimado foi uma etapa existencial de minha vida em que comecei um movimento de reflexao que continua em curso.

A imagem acima ficou na minha mente, a recordo fortemente, talvez porque nao tenha vivido bem os processos de mudancas e adaptacoes. Mas recordo aqui com gratidao pelo que vivi.

Contudo, neste momento inicio um novo intinerario...